Modelo de como Organizar  uma Escola Bíblica de Férias  

 1- Planejamento 
Tema: Escolha o tema da EBF
Equipe de Trabalho
– Coordenador
: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
Professores: separados para lecionar nas classes;
Auxiliares: cooperação com os professores;
Apoio logístico e segurança: observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros. No mínimo, 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se sempre atentos e qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
Equipe médica: profissionais na área da saúde, preparados para atender a emergências;
Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados, com cenários, decoração de acordo com o tema;
Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças e musicais;
Louvor: criação ou escolha do hino oficial e demais cânticos;
Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar cartazes e divulgação do evento;
Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas aos participantes da E.B.F.
Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
Responsáveis pela recreação: organizar atividades e material para as mesmas com antecedência;
Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários (caso a Igreja tenha), pedir as equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;

Normas para professores e auxiliares

– Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
– Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
– Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
– Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
– Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;
– Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
– Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
– Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;

2- Divulgação
A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhados pela igreja, faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos e nas redes sociais da igreja e da equipe etc.
O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais.

3- Programação 
A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo de 2 dias à uma semana, separando de duas a quatro horas para cada reunião(evento) diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da igreja e da equipe.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim, os matriculados não desistirão por falta de estímulo.

4- Inscrições 
O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que podem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja ou sites específicos de inscrições de eventos. Para tanto, utiliza-se uma mesa bem localizada e identificada, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores informações e esclarecimentos.

Decore a mesa para identificar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. São elas:
Normas para os pequeninos
– Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores. Só poderão fazê-lo acompanhados do auxiliar ou supervisor;
– É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável ;
– É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
– Exige-se silêncio total quando estiver ouvindo a mensagem;
– O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
– O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
– Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
– Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.

5- Confecção de materiais e Compras 
A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 3 meses. Serão necessários:

– Pasta de material do professor;
– Preparo de literatura específica para novos convertidos;
– Prêmios para os que levarem o maior números de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos,     vencerem em concursos de conhecimentos bíblicos etc..
– Material para ornamentação de ambientes e do templo
– Lembrancinhas para visitantes
– Material para a confecção de trabalhos manuais; ou oficinas artísticas
– Preparo de faixas para divulgação;
– Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
– Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em slaydes;

– Crachás ou camisas para identificação dos professores e equipes.
– Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;

– Preparo de atividades para cada classe e dia de acordo com a idade;
– Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
– Material de limpeza.
Obs: O planejamento do cardápio para o lanche pode contar com a participação dos pais.

6- A ordem do programa (Sugestão)
12h – Primeiro dia E.B.F –  Recepção/Identificação/Controle de visitantes
13:00 – Recepção/Boas Vindas/Oração
13:10 – Grito de Guerra

13:30 – Louvor
14:00 – Versículo (dinâmica para decoração e aprendizado)
14:20 – História dramatizada relacionada ao tema (uso de fantoches, peça e ou musicais)

15:00 – Apelo – condução das crianças a sala de consolidação
15:10 – Divisão das classes
• Atividades (Trabalhos manuais) ou oficinas de artes
16:00 – Lanche

16:40 – Oração Final
17:00 – Encerramento, entrega aos pais

7- Culto de encerramento 

• Louvores
• Especial com fantoches ou apresentação teatral
• Apresentação das crianças do que aprenderam durante a E.B.F
• Palavra do pastor
• Entrega dos diplomas e agradecimentos
• Oração e encerramento

8- Atividades para Adultos
Sugerimos que sejam organizadas palestras, dinâmicas e oficinas interessantes direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem ociosos no templo. Caso seja possível, oferecer um lanche.

Ou se possível os pais podem ir para casa e retornar as 16:30 para pegar as crianças.

 

Elaborado por www.montesiao.com.br  – com adaptação de Cleide Apsac