20 princípios não negociáveis para evangelizar crianças!

Escrito por Wayne Stocksr

 

Com base em suas descobertas de uma pesquisa de 2004 sobre a idade em que a maioria das pessoas aceita Cristo, George Barna escreveu :

“Famílias, igrejas e ministérios para evangelizar precisam reconhecer que a principal janela de oportunidade para efetivamente alcançar as pessoas com as boas novas da morte e ressurreição de Jesus é durante os primeiros 10 anos da infância. É durante esses anos que as pessoas desenvolvem suas estruturas de referência pelo resto de suas vidas – especialmente teologicamente e moralmente. Consistentemente explicar e modelar princípios de verdade para as crianças é o fator mais crítico em seu desenvolvimento espiritual. ”

De fato, 9 entre 10 cristãos aceitam Jesus como seu salvador antes dos 18 anos. Isso significa que as crianças evangelizadas devem ser, e devem ser, da maior importância. Então, quais são alguns princípios que você pode usar na evangelização de crianças? Vamos dar uma olhada em 20 deles, que deve orientar seus esforços neste trabalho mais importante. Estruturei essa lista propositalmente, de modo que os primeiros 10 itens sejam princípios orientadores mais abstratas e os últimos 10 itens sejam princípios mais práticos em termos de apresentar o evangelho às crianças.

  1. Ore.

Como tudo o que fazemos, a oração deve ser o nosso padrão quando se trata de evangelizar crianças, e parece apropriado incluí-la em primeiro lugar em qualquer lista de princípios para evangelizar as crianças. Devemos pedir a Deus que nos dê a sabedoria para falar sua palavra nas vidas das crianças sob nossa influência. Devemos orar por orientação na escolha de quais crianças serão receptivas à Sua mensagem. Devemos orar por corações abertos e mentes abertas que estejam maduras para serem semeadas com a mensagem da Sua excessiva graça. Devemos orar por crianças específicas com quem estivemos conversando ou que demonstraram interesse em Sua mensagem do evangelho.

  1. Lembre-se de que o que você está fazendo é obra de Deus.

Não importa quão zeloso você seja ou quão bom você pensa em liderar crianças para Cristo, trazer crianças para o Reino é, em última análise, o trabalho de Deus. Do nosso ponto de vista, isso significa que devemos orar, preparar e compartilhar, mas no final você deve estar disposto a permitir-se ser guiado pelo Espírito Santo. Quando você está orando a Deus sobre crianças específicas ou situações específicas, reserve tempo para ouvir também e ser submisso ao estímulo de Deus. É a obra de Deus salvar as crianças, não as nossas. Podemos estabelecer um fundamento, mas cabe a Deus desenhar um filho para Si mesmo.

  1. É tudo sobre Cristo

O Evangelho não é sobre você e o que Deus pode fazer por você. Não é sobre a criança com quem você está falando e o que Deus pode fazer por eles. O Evangelho é sobre a obra completa de Jesus Cristo na cruz e Seu pagamento por nossos pecados. O Evangelho é sobre a ressurreição e a obra de Deus em nossas vidas depois de aceitá-lo como Senhor. Ao apresentar o evangelho a crianças, ou a qualquer pessoa, é importante lembrar que é o Seu Evangelho, e é tudo sobre Jesus.

  1. O pecado é necessário para a salvação.

O evangelho é uma boa notícia. Não, o evangelho é uma ótima notícia! Eu disse a um grupo de crianças esta manhã que eram as notícias mais incríveis que eles iriam ouvir em toda a sua vida, e eu acredito nas profundezas da minha alma. Dito isto, o Evangelho só pode ser uma boa notícia porque há más notícias. Todos nós pecamos e merecemos ser punidos por um Deus Santo. Com demasiada freqüência quando se trata de crianças, nos esquivamos da idéia de pecado e julgamento por medo de manipulá-los em uma falsa profissão de fé. Embora eu entenda essas reservas, a criança não pode entender a necessidade do Evangelho e sua própria necessidade pessoal de Jesus, até que possam compreender e compreender que somos todos pecadores e necessitados de um Salvador. As crianças precisam entender que são pecadoras e todos que conhecem são pecadores.

  1. Algum contexto é útil – dê uma visão geral do plano de Deus e trabalhe na história

Falando em pecado, algum contexto é útil. Saltar à direita para Jesus morreu na cruz, agora torná-lo Senhor da sua vida não é útil. Uma breve explicação da história da obra de Deus na história humana é útil. Algo como:

Deus é o único ser que não foi criado. Ele sempre foi. Ele também fez tudo, incluindo você e eu. Ele fez os humanos estarem em um relacionamento com ele. Mas, os humanos se rebelaram contra Deus e fizeram o que eles queriam fazer ao invés do que Deus queria que eles fizessem. Isso é chamado pecado. Nós todos pecamos, e porque Deus é Santo (isso significa que Ele é perfeito e nunca peca), ele não pode tolerar o pecado. Isso significa que estamos separados eternamente (isso significa para sempre) de Deus. Isso é uma péssima notícia, já que Deus nos ama e sempre faz o que é melhor para nós, mas também há Boas Novas. Mesmo que as pessoas que Ele criou se rebelaram contra Ele, Ele enviou Seu filho Jesus Cristo para vir à Terra, levar uma vida perfeita, morrer numa cruz para pagar a penalidade pelos nossos pecados e ressuscitar três dias depois para vencer o pecado e a morte.

  1. Aponte para a Bíblia, não para um sentimento. Salvação é sobre as obras de Jesus, não um sentimento.

Salvação não é um sentimento. Embora possa haver sentimentos que acompanham a salvação (como felicidade e alegria), estes não devem ser prometidos ou interpretados como evidência de salvação. A Bíblia nos diz que:

O coração é enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente doente; quem pode entender isso? [Jeremias 17: 9]

Quando você está evangelizando crianças, é importante conduzi-las através da Palavra de Deus. A salvação é baseada na obra completa de Jesus Cristo na cruz. Não se trata de uma sensação de calor. Para uma criança cujas habilidades cognitivas não estão totalmente desenvolvidas, é importante não confiar em apelos emocionais para levar uma criança a Cristo.

  1. É sobre confiar em Jesus com suas vidas e ter um relacionamento com ele, agora apenas conhecê-lo.

A Bíblia é clara que até mesmo os demônios entendem que Jesus é o Filho de Deus. Embora seja fundamental que damos às crianças uma base sólida na doutrina e na Bíblia, um conhecimento salvador constitui o conhecimento de Jesus sobre a cabeça e o coração. Sim, devemos transferir uma certa quantidade de conhecimento necessário para as crianças, a fim de que elas entendam a história de Deus e Seu plano na história humana, devemos apontá-las para um conhecimento do coração de Jesus e encorajar um relacionamento com Ele.

  1. É mais do que apenas ser amigo de Jesus.

Eu tenho que admitir que eu me encolho um pouco quando as pessoas dizem às crianças que Jesus será seu “amigo para sempre”. Não me entenda mal. Eu acho que isso faz parte da história. Jesus se torna alguém a quem podemos recorrer em momentos de dificuldade, uma ajuda constante no planejamento de nossas vidas e alguém com quem podemos compartilhar nossos mais profundos pensamentos e preocupações. Esses são atributos de um bom amigo, mas Jesus é muito mais que isso. Reduzir Jesus a apenas um “amigo eterno” ignora seu poder e glória. Ele fez, afinal de contas, falar o mundo à existência, e ele nos sustenta a cada momento. Quando o fazemos ao Senhor da nossa vida, ele se torna um amigo de confiança, mas sempre será infinitamente mais. Em nossos esforços para ajudar as crianças a compreender a natureza incompreensível de Deus, devemos tomar cuidado para não criar uma imagem muito pequena de Deus em suas cabeças.

  1. Coloque uma fundação e não desanime.

Deus nem sempre trabalha no nosso horário. Às vezes as coisas acontecem muito mais rápido do que imaginávamos que poderiam, e outras vezes parece que Deus esqueceu nossas orações (algo que Ele nunca faz). Muito do que fazemos ao trabalhar com crianças é plantar sementes – esperamos que elas sejam plantadas em solo fértil. Parte da natureza de trabalhar com crianças (especialmente crianças mais novas) é que podemos nunca ver os frutos dessas sementes. No entanto, devemos perseverar com paciência e determinação. Continue a plantar as sementes do evangelho e ore para que Deus as use em algum ponto da vida daquela criança para florescer em uma linda árvore que dará frutos para Cristo. Nunca desanime que você não está vendo resultados imediatos. Deus vê o trabalho que você está fazendo e pode ter certeza de que ele faz parte do Seu grande plano.

  1. Não termina na profissão de fé.

A decisão de seguir a Cristo é um momento especial. Não tem como negar isso. Se você já teve o privilégio de estar lá quando uma criança escolhe fazer de Jesus o Senhor de sua vida, você conhece a sensação avassaladora de alegria e esperança que ela traz. O momento deve ser comemorado. É a decisão mais importante que uma criança, ou qualquer outra pessoa, pode tomar em suas vidas e é motivo de celebração. Lembre-se, porém, que uma profissão de fé é apenas o começo da jornada espiritual de uma criança. Isso marca o início de uma vida inteira de aprendizado, discipulado e construção de um relacionamento com o Senhor e Salvador. Certifique-se de não se esquecer de uma criança só porque você a levou a um ponto de profissão de fé. Assegure-se de que existe um sistema que continue a discipulá-los e conduzi-los em sua jornada espiritual.

  1. Esteja pronto em todos os momentos.

1 Pedro 3:15 nos diz:

(…) Em seus corações honrem a Cristo, o Senhor, como santo, sempre estando preparado para fazer uma defesa para qualquer um que lhe peça uma razão para a esperança que está em você; faça isso com gentileza e respeito, [1 Pedro 3:15]

Somos ordenados a estar sempre prontos para compartilhar nossa fé, e isso nunca é mais importante do que com as crianças. Você nunca sabe quando o assunto de Deus e Cristo virá, e você deve estar preparado antes do tempo. Isso significa conhecer a doutrina básica e os inquilinos básicos do evangelho. Significa, também, pensar em como você apresenta essas coisas às crianças de maneira apropriada.

  1. Seja claro e evite linguagem abstrata

As crianças tendem a ser pensadores concretos. Se você lhes disser que Jesus vive em seus corações, muitos verão um Jesus de dois ou três centímetros de altura tomando um chá gelado em algum lugar perto da aorta. Quando você estiver compartilhando o evangelho com crianças, use linguagem e linguagem concretas com as quais esteja familiarizado. Encontre maneiras de expressar as verdades bíblicas de maneiras que as crianças possam entender.

  1. Seja apropriado à idade. Entenda como as crianças se desenvolvem.

Parte de saber como apresentar o evangelho a crianças é entender como as crianças pensam. Existem semelhanças entre as crianças em termos do que elas são capazes de aprender em diferentes idades. Fique on-line e pesquise por desenvolvimento infantil. Torne-se um estudante de como as crianças pensam e aprendem. Esse conhecimento irá ajudá-lo a apresentar o evangelho de maneira mais eficaz em uma idade apropriada.

  1. Não há fórmula. Toda criança é diferente.

Não importa o quanto você leia sobre como as crianças se desenvolvem de maneira semelhante, lembre-se sempre de que cada criança é única. Não há substituto para o conhecimento pessoal em primeira mão de uma criança. Quando você souber os detalhes da vida de uma criança, estará em uma posição muito melhor para tornar o evangelho pessoal para eles.

  1. Mantenha curto.

Vamos enfrentá-lo, as crianças não têm a maior atenção do mundo (nem muitos adultos). Não sacrifique a profundidade do evangelho tentando enfiar em 30 segundos. Por outro lado, seja conciso e vá direto ao ponto. Quando você está compartilhando o evangelho com uma criança, provavelmente não é o momento certo para uma discussão das opiniões dos pais da igreja sobre a doutrina da expiação substitutiva.

  1. Nunca dê uma falsa garantia à criança. Salvação é mais do que uma oração.

Infelizmente, muito evangelismo (com crianças e adultos) é voltado principalmente para fazer com que alguém faça uma oração. A salvação é muito mais do que a oração. A salvação vem com a escolha de fazer de Jesus o Senhor de nossas vidas e escolher segui-Lo. Nunca garanta a uma criança que ele é “salvo” simplesmente porque ele ou ela fez uma oração. Você não sabe o que é no coração dessa criança.

  1. Nunca use técnicas de culpa, manipulação ou alta pressão.

O Evangelho de nosso Senhor não é sobre culpa, manipulação ou pressionar as pessoas a aceitá-lo. As crianças são particularmente suscetíveis a esses tipos de técnicas. Agora, a maioria das pessoas não se propõe a empregar a culpa ou a manipular ou se engajar em táticas de alta pressão para tentar levar as crianças a Cristo. No entanto, existem formas mais sutis dessas técnicas que são empregadas e devem ser protegidas. As crianças estão muito conscientes do que seus amigos e colegas estão fazendo. Escolher as crianças que não escolheram seguir a Cristo na frente de seus amigos e apresentar o evangelho a elas é um tipo de técnica de alta pressão que emprega a pressão dos colegas para alcançar o resultado desejado. Jogar com a necessidade de uma criança para agradar seus pais utiliza sua culpa e medo de fracassar com seus pais – sem mencionar que ela é inerentemente anti-bíblica.

  1. Encoraje perguntas.

Compartilhar o evangelho deve ser muito mais uma conversa do que uma apresentação. Incentive as crianças a fazer perguntas ao apresentar o evangelho. Isso permitirá que você não apenas avalie o quão bem eles estão recebendo o que você está tentando apresentar, mas também permitirá que eles esclareçam quaisquer partes que eles não entendam. Incentive as perguntas fazendo perguntas e usando perguntas retóricas enquanto estiver falando.

  1. Envolva os pais sempre que possível.

Os dias que meus filhos vieram para Cristo são classificados como alguns dos dias mais memoráveis ​​e felizes da minha vida. Enquanto o milagre de seus nascimentos físicos está gravado para sempre em minha mente, o eterno impacto de seus segundos nascimentos será para sempre alguns dos maiores dias da minha vida aqui na Terra. Só por essa razão, se for possível, você deve envolver os pais se souber que o filho tomou a decisão de seguir a Cristo. Embora isso seja preferível, nem sempre é viável, e eu nunca sugeriria que uma criança esperasse uma quantidade excessiva de tempo apenas para que seus pais pudessem estar lá.

  1. É tudo sobre relacionamentos.

O evangelho é sobre relacionamentos. É sobre nosso relacionamento com Deus porque Ele escolheu nos salvar de nossos pecados por Sua graça e não por qualquer trabalho de nossa parte. Ele também escolheu usar outras pessoas como o recipiente para compartilhar Suas boas novas. Embora possa haver uma ocasião para você apresentar a mensagem do evangelho a uma criança com a qual você não tem um relacionamento pessoal, a maioria das crianças chegará à fé por meio de alguém com quem esteja próxima. É importante construir relacionamentos com essas crianças para falar em suas vidas. Também será importante continuar o processo de discipulado seguindo o momento da salvação.

O evangelho é rico e profundo. Algo tão profundo como a Boa Notícia de Deus tem que ser. Há mais princípios quando se trata de apresentar o evangelho, e embora a prática não seja perfeita neste caso, eu o encorajaria a praticar o máximo que puder. Comece colocando estes vinte princípios em prática hoje. Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo quais princípios você adicionaria à lista!

E lembre-se Jesus esta conosco “todos” os dias, até a consumação dos tempos! (Mateus 28:20) Busque a Ele, se apoe Nele, evangelizar crianças não é fácil, mas Jesus é nossa força e socorro!

Até o próximo poste, Cleide Apsanc